quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O meu sonho, guria

Quando componho, procuro observar quais elementos são tipicamente tradicionalistas e quais não são, analisando música e letra. Tu, que tens acompanhado minhas postagens, já sabes que tento navegar nessa seara pouco explorada atualmente, chamada Música Popular Gaúcha.
No caso dessa música em questão, em termos de melodia e ritmo, percebi que tinha feito um chamamé tipicamente gaúcho e, pra fugir do lugar comum, fiz a guia numa levada country. Bem, não gostei da guia, pensei que seria mais coerente com o projeto fazer mesmo chamamé.
O interessante, entretanto, é que, mesmo chamameceando, dá pra introduzir elementos que universalizem a levada. Por exemplo, que tal tocar Lucy in the sky with diamonds como incidental? No mínimo, ficou curioso.
Em relação à letra, fica a pergunta: esse eu-lírico, esse que canta pra guria, está posicionado em meio urbano ou campesino? Pois te digo: é a imagem perfeita do entorno da churrasqueira, que fica na garagem de minha casa, fincada no meio do bairro, aqui em Caxias.
Além do mais, quer sentimento mais universal do que estar feliz ao lado de quem tu gostas, sabendo que há amigos que tu mesmo escolheste pra querer bem?






O MEU SONHO, GURIA
Letra e música: Guto Agostini

O meu sonho mais lindo, guria,
Passa por tomar um mate contigo
Numa bela manhã de domingo,
Dessas em que a gente acorda cedinho.

E quando a cuia tu vais me passando,
E a tua mão encosta na minha,
Com o canto do olho te vejo me olhando,
Parece que teu desejo adivinho.

Guria, viver de sonhos é tão simples,
Só precisa de um par de coisas, que tu tens:
Vontade de me olhar sorrindo e amizade,
Que existe nas pessoas que a gente escolhe pra querer bem.

E enquanto a costela vai-se assando,
Eu sinto meu coração um braseiro,
A cuscada em torno de nós vai brincando
E eu vivendo com jeito de um moço faceiro.


Guria, quando teus olhos se enchem,
Clareiam a minha vida e transformam
Qualquer manhã de domingo em motivo

Para querer viver para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário